Skip to content

Meios de transporte alternativos ao redor do mundo

Um funicular é uma ferrovia inclinada na qual um elétrico é movido para cima e para baixo de uma colina com um cabo. Túnel de Istambul é uma versão subterrânea. A rota é pouco mais de meio quilômetro e cobre a distância de 60 metros de altura entre a beira-mar no mar de ouro e o início do famoso centro comercial pedonal que é Istiklal Caddesi (Avenida) em Beyoğlu. O funicular foi inaugurado em 5 de dezembro de 1874, tornando-se o segundo metrô mais antigo do mundo depois do metrô de Londres. O funicular tem sido tão eficaz que a cidade acrescentou outro próximo para conectar o terminal de balsa com o sistema de metrô lá em cima.

No Vietnã, é popular para os turistas subir na frente deste táxi triciclo para obter um pequeno passeio pela cidade, especialmente o antigo bairro de Hanói e o adorável Lago Hoan Kiem. Os moradores também usam estes ciclos para atravessar o tráfego caótico da cidade. Em alguns casos, eles são realmente mais rápidos do que um carro – e muito mais verde!
Bancock é às vezes chamada de "Veneza do leste" devido à sua rede de canais. Os táxis fluviais e fluviais são ainda uma parte importante do sistema de trânsito da cidade e, em muitos casos, são muito mais rápidos do que o tráfego engarrafado nas estradas. Esta rota particular do canal atravessa o centro da cidade. Devido às marés flutuantes e algumas pontes baixas, é necessário que o barco "se abaixe" em alguns pontos. Os barcos vão abrandar em pontes baixas e o dossel de lona vai cair um pouco, forçando todos os passageiros a agachar-se por um momento.
Estes autocarros coloridos tornaram-se a experiência de transporte latino-americana por excelência do viajante do orçamento. Para os moradores locais em lugares como Guatemala ou Panamá, esses ônibus são um meio de transporte essencial e acessível que os leva de aldeia em aldeia. O ônibus recebe seu apelido das Galinhas às vezes a bordo sendo trazido de ou para um mercado. Não te surpreendas se estiver só de pé. Isso também se aplica às galinhas.

Como surgiram os primeiros postais? Veja aqui!

O postal surgiu no mundo no ano de 2400 antes de Cristo, no antigo Egito quando os faraós tinham o costume de utilizar mensageiros para enviar cartas, decretos e leis por todo o estado. A escrita foi criada e interferiu diretamente na transmissão de mensagens e de novas opiniões. É possível ver que as primeiras comunicações eram feitas por meio de tábuas de argila, onde foram posteriormente trocadas por papiros e assim, sendo usadas nos exércitos e todo o território que queria se comunicar.
O envio dessa mensagem era feito por um homem que era responsável pela reprodução e transmissão do texto, era necessário alguém que pudesse transmitir a mensagem para várias pessoas reunidas no mesmo lugar.

A primeira correspondência foi enviada no ano de 1500 por Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal, bem quando Pedro Álvares descobriu o Brasil, relatando o descobrimento de uma nova terra, conhecida posteriormente por Brasil.
No começo do Brasil, os portugueses não tinham um sistema postal organizado, recorrendo na maioria das vezes as nações vizinhas. Em 1673 aconteceu a criação do Correio Mor, mas nem assim havia a correta comunicação no lugar, sendo que anos mais tarde surgiria a preocupação dos serviços para o interior da Colônia.
Quando a família real chegou ao Brasil, o envio e recebimento de cartas ficou com uma qualidade um pouco melhor, principalmente com o funcionamento regular dos correios marítimos e com a emissão de novos decretos.
Assim, o correio foi se desenvolvendo e tudo foi melhorando conforme o passar dos anos, as tecnologias e também com as pessoas que iam implementando as maneiras funcionais de uso. Depois de muito tempo surgiu o e-mail, hoje temos o WhatsApp e cada vez mais as tecnologias vão se desenvolvendo para que a comunicação fique mais rápida do que nunca.